sábado, 26 de junho de 2010

COSMOVISÃO


·         VISÃO DE MUNDO
·         O MEIO É A MENSAGEM
·         COMIDA DE MÁ QUALIDADE PARA A MENTE

“O mundo é meu... “,Sl. 50.12
 O termo visão de mundo pode parecer abstrato ou filosófico.
  A base da visão de mundo cristã, naturalmente, é a revelação de Deus nas Escrituras.  No entanto, infelizmente, muitos crentes falham em entender que as escrituras têm o objetivo de ser a base para tudo na vida. Nós séculos passados, o mundo secular defendia uma dicotomia entre a ciência e a religião, entre o fato e o valor, entre o conhecimento objetivo e o sentimento subjetivo. Como resultado, os cristãos freqüentemente pensam em termos da mesma falsa dicotomia, permitindo que o nosso sistema de crença seja reduzido a pouco mais que sentimentos e experiência particulares, separados de fatos objetivos. “Examinai tudo. Retende o bem”, 1 Ts 5.21. Então eu posso fazer de tudo? Calma! Observe a seqüência: “Abstende-vos de toda aparência do mal. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo”, 1 Ts 5.22-23.

 Os evangélicos têm sido particularmente vulneráveis a esta visão estreita, por causa da nossa ênfase no compromisso pessoal. De um lado, esta tem sido a maior força do movimento, trazendo milhões de pessoas a um relacionamento com Cristo. Mas esta ênfase em um relacionamento pessoal também pode ser a maior fraqueza do “evangelicalismo” , porque ela pode nos impedir de enxergar o plano que Deus tem para nós além da salvação pessoal. O cristianismo genuíno é mais do que o relacionamento com Jesus que é expressado através da devoção pessoal, da presença na igreja, do estudo bíblico e das obras de caridade. É mais que um discipulado, mais que crer em um sistema de doutrinas a respeito de Deus. O cristianismo genuíno é uma maneira de ver e de compreender toda a realidade.
 É uma visão de mundo.
Entender o cristianismo como um completo sistema de vida é absolutamente essencial, por duas razões. Primeiro, isto permite que o mundo em que vivemos faça sentido para nós e, portanto, ordenemos a nossa vida mais racionalmente. Segundo, isto permite que entendamos as forças hostis à nossa fé, nos preparando para evangelizar e defender a verdade cristã como instrumentos de Deus para transformar a cultura. “Guarda-se incontaminado do mundo...”, Tg.1.27: 4.4
“Não ameis o mundo,  nem o que no mundo há...”, 1Jo.2.15.
É esse o parâmetro para formarmos nossa visão de mundo. Devemos primeiro saber para, depois, podermos alertar. Precisamos influenciar o mundo, sem, jamais, sermos influenciados por ele.
“O mundo inteiro jaz no maligno...”, 1Jo.5.19.

O que tem descaracterizado muitas denominações é a assimilação de costumes mundanos sob pretexto de estarem se tornando modernas. E até usam chavões do tipo: “Venha como está e fique como está”. “Jesus só quer o coração
O educador sábio não deve guiar-se por conselhos de ímpios e sim pela Palavra de Deus (Sl 1.1,2) e orientação do seu líder (Hb 13.17). Jamais incitar seus alunos com sofismas ou costumes estranhos à igreja, pois isto provoca facções e não poucos prejuízos espirituais (1 Tm 6.3-5). Se você não concorda com alguma coisa, converse com seu pastor sobre o assunto. Jamais diga inverdades sob a alegação de ser crítico e não estar de acordo com o senso comum.
Lembre-se que nosso ensino deve ser uma forma de intervirmos no mundo (Rm 12.2), nunca o contrário. Não é adquirirmos lá e implantarmos aqui. É levarmos daqui e plantarmos lá.
“Cada geração de cristão enfrenta desafios únicos... o desafio de viver com  cultura popular pode muito bem ser tão sério para os cristãos modernos, como a perseguição e as pragas foram para os santos dos séculos anteriores”
Kenneth A. Myers
À medida que a cultura popular se espalhou, o seu conteúdo piorou de maneira chocante. Não é preciso dizer que durante as últimas três ou quatro décadas o nível do sexo e da violência cresceu imensamente nos cinemas, na música, na televisão e até mesmo nas revistas em quadrinhos. Naturalmente os cristãos sempre tiveram de lidar com coisas que eram vulgar, luxuriosas ou grosseiras, mas na maioria dos casos nós podíamos simplesmente evitá-las. Hoje isto é praticamente impossível. Estejais prontos à explicar a ração da vossa fé. 1Pe. 3.15
  O MEIO É A MENSAGEM
O chamado para redimir a cultura popular certamente é um dos desafios mais difíceis que os cristãos enfrentam hoje em dia. “Mudaram  a verdade de Deus em mentira”, Rm.1.25. Graça à tecnologia moderna das comunicações, a cultura popular tornou-se incomodamente penetrante.
À medida que a cultura se espalhou, o seu conteúdo piorou de maneira chocante. Não preciso dizer que durante as últimas três décadas o nível do sexo e da violência cresceu imensamente nos cinemas, na música, na televisão e até mesmo nas revistas em quadrinhos. Naturalmente os cristãos sempre tiveram de lidar com coisas que eram vulgares, luxuriosas ou grosseiras, mas na maioria dos casos nós podíamos simplesmente evitá-las. Hoje isto é praticamente impossível.
Mas embora a maioria de nós perceba o quanto é perigosa a exposição ao conteúdo imoral, com freqüência falhamos em perceber que a forma de cultura popular também nos afeta quase da mesma maneira – não apenas o que é dito, mas também como é dito. “Estes resistem a verdade...”, 2Tm.3.8.
C0MIDA DE MÁ QUALIDADE PARA A MENTE
Alimentado com palavras de fé...”, 1Tm.4.6.
O primeiro passo para examinar a visão de mundo existente por trás da cultura popular é encontrar uma definição prática da palavra.
“Tudo o que é verdadeiro...”Fp.4.8.
 “ Hora da provação que há de vir sobre o mundo...”, Ap.3.10.
“Nada podemos contra a verdade...”, 2Co.13.8.

ROSÁRIO:
ABSTRATO. Aquilo que se considera existente só no domínio das idéias e sem base material
DICOTOMIA.  Princípio que afirma a existência única, no ser humano, de corpo e alma.

Pesquisa:
O CRISTÃO NA CULTURA DE HOJE. AUTOR: CHARLES COLSON
BLOG. Pr. CESAR MOISÉS

Nenhum comentário:

Postar um comentário