Apocalipse
20:1-15
1 - E VI
descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua
mão.
2 - Ele
prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por
mil anos.
3 - E
lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais
engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja
solto por um pouco de tempo.
4 - E vi
tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as
almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de
Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em
suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil
anos.
5 - Mas os
outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira
ressurreição.
6 -
Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre
estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo,
e reinarão com ele mil anos.
7 - E,
acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão,
8 - E sairá
a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue,
cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha.
9 - E
subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade
amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou.
10 - E o
diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a
besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.
11 - E vi um
grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu
a terra e o céu; e não se achou lugar para eles.
12 - E vi os
mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros;
e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas
coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
13 - E deu o
mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles
havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.
14 - E a
morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.
15 - E
aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.
Juízo Final:
Julgamento a que serão submetidos os vivos e os mortos ressuscitados, na consumação de todas as
coisas. Tendo a Deus como Juiz Supremo, terá o Juízo Final como objetivo
retribuir a cada um segundo as suas obras (Ap. 20.11-15)
Os crentes
em Cristo não serão submetidos ao Juízo Final, por haverem crido na eficácia da
morte e da ressureição do Filho de Deus.
(Inferno do lat. Infernos, local que fica sob a terra).
Lugar de suplício, penas e açoites, criado por Deus, para abrigar as almas dos
iníquos até que se instaure o Juízo Final. Pela escatologia bíblica o inferno é
apenas um lugar intermediário. Dali, os ímpios hão de ressuscitar para serem
lançados no lago de fogo. Eis algumas verdades bíblicas concernentes ao
inferno.
1-Foi criado por Deus (Mt. 25.41)2-O seu mandatário, portanto, é o
próprio Deus3-Não é a habitação de Satanás como
vulgarmente se pensa, mas o lugar de reclusão das almas impiedosas (Lc. 16.23).4-Nada tem a ver com a invenção romana
do purgatório (Hb. 9.27)6-O mesmo inferno haverá de ser
lançado no lago de fogo (Ap. 20.14). Sheol. hb – O que designa o lugar dos mortos.
É o lugar onde as almas dos iníquos aguardam o Juízo Final. 2Sm. 22.6; Sl.
18.5; 9.17; Pv. 5.5; 27.20
Hades. (Do gr. Haides, invisível) na
mitologia grega, era o deus do submundo. Filho de Cronos, dominava a região
para onde iam os mortos. Com o passar dos tempos, o nome passou a ser sinônimo
de inferno, e assim é compreendido pelos escritores do Novo Testamento – Lugar
de mortos. Mt. 11.23; Lc. 10.15; Mt. 16.18; Lc. 16.23.
Na septuaginta, a palavra é usada como
sinônimo do vocábulo hebraico Sheol.Tártaro
ou Tartaroo (Do gr
Tártaros o lugar mais profundo do Inferno).
Neste lugar, segundo a crença dos antigos gregos, ficavam as almas dos ímpios.
Com o advento do cristianismo, a palavra começou a ser empregada como sinônimo
de inferno.
Quer
dizer, encarcerar no suplício eterno; precipitar ao hades. 2Pe. 2.4; Dn. 12.2;
Mt. 25.41,46; 2Ts. 1.9; Hb. 6.8; Jd. 6,7; Ap. 14.11.Geena
ou Gehenna (Do hb Gebene
Hinon,vale dos filhos de Hinon, do gr. Géena; do lat. Gehenna).Vale localizado
ao Sudoeste de Jerusalém, onde os judeus idólatras sacrificavam suas crianças a
Moloque(2Rs.23.10). o local passaria a ser usado, posteriormente, como depósito
de lixo, no qual um fogo, que parecia inextinguível, consumia todo o refugo produzido
em Jerusalém.
Tendo em vista semelhante imagem, a
palavra Geena começou a ser vista como sinônimo de inferno (Mt. 5.22,28) um
vale de Jerusalém, lugar de suplício eterno. Mt. 5.22; 29.30; 10.28; 18.9; 23.15;
23.33; Lc. 12.5; Tg. 3.6.
SuplícioSignificado de Suplícios.m. Castigos corporais; tortura,
sevícia.
Intensa e prolongada dor física: a dor de dentes é um suplício.
Fig. Tudo que provoca grande sofrimento moral; aflição intensa e prolongada: a
presença dela é para mim um suplício.
S.m.pl. Cordas com que os mártires eram supliciados.
Disciplinas ou correias com que os religiosos castigavam o corpo; cilício.
Suplício de Tântalo, tormento daquele que deseja ardentemente uma coisa que
parece próxima e, no entanto, é inalcançável.Sinônimos de SuplícioSinônimo de suplício: tortura