terça-feira, 2 de novembro de 2010

A PLENITUDE DO ESPÍRITO


A PLENITUDE DO ESPÍRITO Ef. 3.19.
A.      Definição.  Ter a plenitude do Espírito Santo, ou ser cheio do E. S. significa ser controlado pelo E.S. Ef.5.18.  E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;
Características.  1. A plenitude do E. S.  é uma ordem para o crente, (Ef. 5.18 o verbo é um imperativo).  2. A plenitude é passível de repetição (At. 2.4:   E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. E At.4.31.    E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus. 3. A plenitude do Espírito produz semelhança a Cristo (Gl.5 22-23:   Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
 Contra estas coisas não há lei.)
B.      Condições para estar cheio do Espírito.
Uma vida dedicada.  A submissão ao controle do Espírito, embora ordenada, é voluntária e exige atos de dedicação. Isto inclui dois aspectos: dedicação inicial (Rm. 12.1,2:   ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.), e dedicação contínua da vida (Rm. 8. 14:  Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.). 2. Uma vida vitoriosa.  Vitória diária sobre o pecado no cotidiano é uma necessidade para esse controle do Espírito (Ef.4. 30:  E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.).  Isto significa reagir corretamente à luz da Palavra à medida que esta é revelada (1Jo. 1.7:  Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.) 3. Uma vida de dependência.  Este é o significado de “andar no Espírito” (Gl.5.16:   Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.) D. Conseqüências. Ser cheio ou controlado pelo Espírito significa: 1. Um caráter semelhante ao de Cristo (Gl.5.22-23). 2. Adoração e louvor(EF. 5. 18-20: 18.  E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;
19.  Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; 20.  Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo;).  3. Submissão (Ef.5.21). 4. Serviço (Jo.7.37-39: 37  E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.
38  Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.
39  E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.