sábado, 25 de dezembro de 2010

A Águia e suas Qualidades


Is. 40.27-31
Por que dizes, ó Jacó, e tu falas, ó Israel: O meu caminho está encoberto ao SENHOR, e o meu juízo passa despercebido ao meu Deus?
Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento.
Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.
Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão;
Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.



A Águia e suas Qualidades
                     A Águia é conhecida em toda terra como a rainha das aves.
Ela é a ave mais forte que existe na terra, podendo conduzir em vôo animais pequenos e até mesmo uma criança, tamanha sua resistência. Ela é a ave que voa mais alto, somente igualada em capacidade de vôo pelo condor. Na antiguidade, vários países e conquistadores usavam como insígnias de seus exércitos a figura de uma águia. Os exércitos romanos, os impérios da Rússia, Áustria, Prússia e até mesmo Napoleão também adotaram a águia como brasão.
                    
                     Nas Escrituras Sagradas, a águia é mencionada pelo próprio Deus como símbolo de “uma nação que voa como a águia contra ti de longe, da extremidade da terra, cuja língua não compreenderás; uma nação de rosto arrogante, que não respeitará ao velho, nem se compadecerá do moço;” (Dt. 28.49,50)

                     A estrutura óssea da águia é diferente de todas as outras aves.
Todas as aves que existem no mundo têm uma estrutura óssea comprida, mas a da águia é cilíndrica; por isso, ela é a única de grande porte que pode voar e descansar enquanto voa, ao contrário das outras que precisam descer para descansar.

                    A águia faz o seu ninho nas rochas e penhascos mais elevados, e nas árvores mais altas, para proteção e segurança de seus filhotes; por isso, é comparada aos seres celestiais (Ez. 1.10; Ap. 4.7).

                   A águia é a única que enfrenta uma tempestade. As demais, ao pressentirem uma tempestade, escondem-se. A águia, porém, passa por sobre a tempestade, e voa acima da turbulência das nuvens.

                  Ela tem a visão mais apurada do mundo animal. Em Jó. 39.28,29 está escrito: “   Nas penhas mora e habita; no cume das penhas, e nos lugares seguros.  Dali descobre a presa; seus olhos a avistam de longe.”. Ao longe, de distâncias impossíveis a olhos humanos, a águia avista a sua presa. Segundo os cientistas, ela pode enxergar até três quilômetros de distância.

                Ainda resta acrescentar o tamanho da águia adulta. A envergadura das asas, de ponta a ponta pode alcançar dois metros ou mais. Como pode uma ave desse porte voar acima de três mil metros de altura? As penas de vôo (que chamam remígios) chegam a ter 50 cm.  As pontas das asas são fendidas de modo que ela possa abrir os remígios separadamente como se fossem dedos. Com todo esse equipamento, ela pode considerar-se senhora do espaço.

               Diante de tantas qualidades, podemos entender que Deus criou a águia com propósitos especiais, para que nós pudéssemos extrair dela lições para nossas vidas. Tanto no Antigo como no Novo Testamento, a águia é comparada a diversas qualidades divinas e humanas.
 
A águia é um animal forte
João evangelista declarou: “Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.” (1 Jo. 2.14). Fortes como águias.

A águia é um animal veloz (percorre 300 Km por hora)
             Em Hebreus 12.1, o escritor sagrado nos convida a “correr” com paciência a carreira que nos está proposta. Velozes como águias.

 As águias habitam nas montanhas
Paulo disse em Ef. 1.3: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo.” Cristo nos faz habitar nas alturas como as águias.

As águias fazem seus ninhos nas árvores mais altas e nas bordas dos penhascos como esconderijos
 A Bíblia diz em Cl. 3.3 "Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.” Mais o nosso esconderijo é em Deus, através de Jesus Cristo.

A águia tem vocação de guerreira; ela como um soldado
Paulo disse em 2 Tm. 2.3: “Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo.” Guerreiros como águias, nos exércitos de Cristo Jesus.

A águia ensina seus filhos a voar de maneira singular
          Quando ela entende que já é chegado o tempo do seu filhote voar, ela o pega com seu bico, o suspende do ninho, o solta da maiores alturas e fica por cima para acompanhar o vôo. Se ela percebe que o filhote não voa, e vai cair , numa velocidade incrível ela sai de sobre o filhote e passa para debaixo dele e o apóia sobre suas asas.

A águia nunca perde suas forças
          Quando ela está ficando de plumagem velha, no seu próprio ninho ela começa a fazer exercícios musculares batendo suas asas sem sair do lugar, fazendo assim a sua velha plumagem cair, começando a aparecer novas penas. Isso se chama renovação das plumagens e de suas forças para voar. A Bíblia nos diz no Salmo 103.5 “Que farta a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia.” Renovados como águias.

          Deus nos ensina, através da águia, de que maneira podemos ser crentes fortes, sem penas velhas sem as quais não podemos voar, e ratifica isto fazendo uma maravilhosa promessa em Is. 40.31: “Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.”