segunda-feira, 5 de maio de 2014

Dons de Poder

Dons de Poder

1) Fé salvívica - que é despertada pela proclamação da palavra de Deus.
Romanos: 10. 17. Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.
é que já estais reprovados.

3) Fé como fruto do Espírito - que consiste nas virtudes que devem ser cultivadas pelo crente, na comunhão com o Espírito Santo. Não é dada, é buscada e desenvolvida.
Gálatas: 5. 22. Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade.

4) Fé natural - que resulta da observação da natureza. Se tudo exixste, de maneira organizada é com propósito, há pessoas que creem no Criador.
Romanos: 1. 19. Porquanto, o que de Deus se pode conhecer, neles se manifesta, porque Deus lhe manifestou. 20. Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis;

O dom da fé - “Pode ser considerado com um dom especial da fé para uma necessidade particular". Alguns o definem como “a fé que remove motanhas", trazendo manifestações incomuns ou extraordinárias do poder de Deus. Esse dom é concedido num momento especial.
Êxodo: 14. 13. Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que ele hoje vos fará; porque aos egípcios que hoje vistes, nunca mais tornareis a ver; 14. o Senhor pelejará por vós; e vós vos calareis.
Daniel: 6. 16. Então o rei deu ordem, e trouxeram Daniel, e o lançaram na cova dos leões. Ora, disse o rei a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará. 23. Então o rei muito se alegrou, e mandou tirar a Daniel da cova. Assim foi tirado Daniel da cova, e não se achou nele lesão alguma, porque ele havia confiado em seu Deus.
1Rs 18. 22-39
Atos dos Apóstolos: 6. 1. Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas daqueles estavam sendo esquecidas na distribuição diária. 2. E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. 3. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais encarreguemos deste serviço. 4. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. 5. O parecer agradou a todos, e elegeram a Estevão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas, e Nicolau, prosélito de Antioquia, 6. e os apresentaram perante os apóstolos; estes, tendo orado, lhes impuseram as mãos.
- Esse dom da fé não se desenvolve. É concedido, em ocasiões especial para a resolução de algum problema insolúvel, em ocasiões especiais ou naturais. É só dado a quem já tem fé em Deus e em suas promessas.
"Esse dom em ação gera uma atmosfera de fé, que dá convicção de que agora tudo é possível"
João: 11. 40. Respondeu-lhe Jesus: Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus? 41. Tiraram então a pedra. E Jesus, levantando os olhos ao céu, disse: Pai, graças te dou, porque me ouviste. 42. Eu sabia que sempre me ouves; mas por causa da multidão que está em redor é que assim falei, para que eles creiam que tu me enviaste. 43. E, tendo dito isso, clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora! 44. Saiu o que estivera morto, ligados os pés e as mãos com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o e deixai-o ir.
Marcos: 9. 23. Ao que lhe disse Jesus: Se podes! - tudo é possível ao que crê.
* Esse dom é um impulso poderoso à oração da fé Tiago: 5. 17. Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós, e orou com fervor para que não chovesse, e por três anos e seis meses não choveu sobre a terra.
* Pois impõe a certeza de que para Deus tudo é possível.
Lucas: 1. 37. porque para Deus nada será impossível.
Marcos: 10. 27. Jesus, fixando os olhos neles, respondeu: Para os homens é impossível, mas não para Deus; porque para Deus tudo é possível.

(Quando se diz tudo é possível deve-se ter em mente que se tem em mente tudo o que é de acordo com a vontade de Deus).

Dons de Curar ( 1Co 12.9)
Os dons de curar são recursos esperituais, de caráter sobrenatural, que atuam na cura de enfermidades físicas, psicossomáticas ou emocionais. Sua concessão à igreja deve-se ao fato de que Deus quer dar saúde a seu povo. São dons de grande valor na pregação do evangelho. As pessoas em geral são descrentes do poder de Deus. Mas quando veem uma cura de impacto, como a cura de câncer, de diabetes, de paralisia, ou de doenças degenerativas, com Alzheimer, doença de Parkinson, e outras, são compelidas a ter sua fé desperada para o poder de Deus em suas vidas. Milagres de cura, sem transformação de vidas, pelo poder do evagelho de Cristo, torna-se apenas elementos de "shows" para glorificação do pregador. Mas quando as curas contribuem para glorificação a Deus, têm grande valor para divulgação do evangelho.
Marcos: 16. 15. E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. 16. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. 17. E estes sinais acompanharão aos que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; 18. pegarão em serpentes; e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e estes serão curados.
Quem cura é Deus: Atos dos Apóstolos: 4. 30. enquanto estendes a mão para curar e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Servo Jesus.
"Esse dom não significa uma capacidade de curar quando e como a pessoa quer, porém é sempre uma transmissão de poder do Espírito Santo.

Operação de Milagres (1Co 12.10)
Milagre (gr. Sēmeion) são a intervenção sobrenatural na ordem normal da natureza.
O dom de milagre provoca "o desprendimento da energia divina, a fim de operar grandes mudanças na ordem natural das coisas. Um milagre é uma manifestação de poder sobrenatural no reino natural".