segunda-feira, 5 de maio de 2014

Dons de Poder

Dons de Poder

1) Fé salvívica - que é despertada pela proclamação da palavra de Deus.
Romanos: 10. 17. Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.
é que já estais reprovados.

3) Fé como fruto do Espírito - que consiste nas virtudes que devem ser cultivadas pelo crente, na comunhão com o Espírito Santo. Não é dada, é buscada e desenvolvida.
Gálatas: 5. 22. Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade.

4) Fé natural - que resulta da observação da natureza. Se tudo exixste, de maneira organizada é com propósito, há pessoas que creem no Criador.
Romanos: 1. 19. Porquanto, o que de Deus se pode conhecer, neles se manifesta, porque Deus lhe manifestou. 20. Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis;

O dom da fé - “Pode ser considerado com um dom especial da fé para uma necessidade particular". Alguns o definem como “a fé que remove motanhas", trazendo manifestações incomuns ou extraordinárias do poder de Deus. Esse dom é concedido num momento especial.
Êxodo: 14. 13. Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que ele hoje vos fará; porque aos egípcios que hoje vistes, nunca mais tornareis a ver; 14. o Senhor pelejará por vós; e vós vos calareis.
Daniel: 6. 16. Então o rei deu ordem, e trouxeram Daniel, e o lançaram na cova dos leões. Ora, disse o rei a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará. 23. Então o rei muito se alegrou, e mandou tirar a Daniel da cova. Assim foi tirado Daniel da cova, e não se achou nele lesão alguma, porque ele havia confiado em seu Deus.
1Rs 18. 22-39
Atos dos Apóstolos: 6. 1. Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas daqueles estavam sendo esquecidas na distribuição diária. 2. E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. 3. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais encarreguemos deste serviço. 4. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. 5. O parecer agradou a todos, e elegeram a Estevão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas, e Nicolau, prosélito de Antioquia, 6. e os apresentaram perante os apóstolos; estes, tendo orado, lhes impuseram as mãos.
- Esse dom da fé não se desenvolve. É concedido, em ocasiões especial para a resolução de algum problema insolúvel, em ocasiões especiais ou naturais. É só dado a quem já tem fé em Deus e em suas promessas.
"Esse dom em ação gera uma atmosfera de fé, que dá convicção de que agora tudo é possível"
João: 11. 40. Respondeu-lhe Jesus: Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus? 41. Tiraram então a pedra. E Jesus, levantando os olhos ao céu, disse: Pai, graças te dou, porque me ouviste. 42. Eu sabia que sempre me ouves; mas por causa da multidão que está em redor é que assim falei, para que eles creiam que tu me enviaste. 43. E, tendo dito isso, clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora! 44. Saiu o que estivera morto, ligados os pés e as mãos com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o e deixai-o ir.
Marcos: 9. 23. Ao que lhe disse Jesus: Se podes! - tudo é possível ao que crê.
* Esse dom é um impulso poderoso à oração da fé Tiago: 5. 17. Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós, e orou com fervor para que não chovesse, e por três anos e seis meses não choveu sobre a terra.
* Pois impõe a certeza de que para Deus tudo é possível.
Lucas: 1. 37. porque para Deus nada será impossível.
Marcos: 10. 27. Jesus, fixando os olhos neles, respondeu: Para os homens é impossível, mas não para Deus; porque para Deus tudo é possível.

(Quando se diz tudo é possível deve-se ter em mente que se tem em mente tudo o que é de acordo com a vontade de Deus).

Dons de Curar ( 1Co 12.9)
Os dons de curar são recursos esperituais, de caráter sobrenatural, que atuam na cura de enfermidades físicas, psicossomáticas ou emocionais. Sua concessão à igreja deve-se ao fato de que Deus quer dar saúde a seu povo. São dons de grande valor na pregação do evangelho. As pessoas em geral são descrentes do poder de Deus. Mas quando veem uma cura de impacto, como a cura de câncer, de diabetes, de paralisia, ou de doenças degenerativas, com Alzheimer, doença de Parkinson, e outras, são compelidas a ter sua fé desperada para o poder de Deus em suas vidas. Milagres de cura, sem transformação de vidas, pelo poder do evagelho de Cristo, torna-se apenas elementos de "shows" para glorificação do pregador. Mas quando as curas contribuem para glorificação a Deus, têm grande valor para divulgação do evangelho.
Marcos: 16. 15. E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. 16. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. 17. E estes sinais acompanharão aos que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; 18. pegarão em serpentes; e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e estes serão curados.
Quem cura é Deus: Atos dos Apóstolos: 4. 30. enquanto estendes a mão para curar e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Servo Jesus.
"Esse dom não significa uma capacidade de curar quando e como a pessoa quer, porém é sempre uma transmissão de poder do Espírito Santo.

Operação de Milagres (1Co 12.10)
Milagre (gr. Sēmeion) são a intervenção sobrenatural na ordem normal da natureza.
O dom de milagre provoca "o desprendimento da energia divina, a fim de operar grandes mudanças na ordem natural das coisas. Um milagre é uma manifestação de poder sobrenatural no reino natural".

domingo, 30 de março de 2014

O LEGADO

O LEGADO
Aquilo que se deixa por disposição testamentária a quem não é herdeiro legítimo; sucessão a título particular.
Aquilo que as gerações passadas transmitem às atuais

O Legado de Moisés para o Povo Judeu

A formação de uma nação
Gênesis: 15. 5. Então o levou para fora, e disse: Olha agora para o céu, e conta às estrelas, se as podes contar; e acrescentou-lhe: Assim será a tua descendência. 7. Disse-lhe mais: Eu sou o Senhor, que te tirei de Ur dos caldeus, para te dar esta terra em herança.
Gênesis: 17. 5. não mais serás chamado Abrão, mas Abraão será o teu nome; pois por pai de muitas nações te hei posto; 6. far-te-ei frutificar sobremaneira, e de ti farei nações, e reis sairão de ti; 7. estabelecerei o meu pacto contigo e com a tua descendência depois de ti em suas gerações, como pacto perpétuo, para te ser por Deus a ti e à tua descendência depois de ti. 8. Dar-te-ei a ti e à tua descendência depois de ti a terra de tuas peregrinações, toda a terra de Canaã, em perpétua possessão; e serei o seu Deus.
Gênesis: 26. 3. peregrina nesta terra, e serei contigo e te abençoarei; porque a ti, e aos que descenderem de ti, darei todas estas terras, e confirmarei o juramento que fiz a Abraão teu pai; 4. e multiplicarei a tua descendência como as estrelas do céu, e lhe darei todas estas terras; e por meio dela serão benditas todas as nações da terra; 24. E apareceu-lhe o Senhor na mesma noite e disse: Eu sou o Deus de Abraão, teu pai; não temas, porque eu sou contigo, e te abençoarei e multiplicarei a tua descendência por amor do meu servo Abraão.
Gênesis: 28. 4. e te dê a bênção de Abraão, a ti e à tua descendência contigo, para que herdes a terra de tuas peregrinações, que Deus deu a Abraão. 13. por cima dela estava o Senhor, que disse: Eu sou o Senhor, o Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra em que estás deitado, eu a darei a ti e à tua descendência; 14. e a tua descendência será como o pó da terra; dilatar-te-ás para o ocidente, para o oriente, para o norte e para o sul; por meio de ti e da tua descendência serão benditas todas as famílias da terra. 15. Eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; pois não te deixarei até que haja cumprido aquilo de que te tenho falado.
Gênesis: 35. 9. Apareceu Deus outra vez a Jacó, quando ele voltou de Padã-Arã, e o abençoou. 10. E disse-lhe Deus: O teu nome é Jacóó; não te chamarás mais Jacóó, mas Israel será o teu nome. Chamou-lhe Israel. 11. Disse-lhe mais: Eu sou Deus Todo-Poderoso; frutifica e multiplica-te; uma nação, sim, uma multidão de nações sairá de ti, e reis procederão dos teus lombos; 12. a terra que dei a Abraão e a Isaque, a ti a darei; também à tua descendência depois de ti a darei. 13. E Deus subiu dele, do lugar onde lhe falara.
Uma fé e uma religião estruturadas

Romanos: 9. 4. os quais são israelitas, de quem é a adoção, e a glória, e os pactos, e a promulgação da lei, e o culto, e as promessas; 5. de quem são os patriarcas; e de quem descende o Cristo segundo a carne, o qual é sobre todas as coisas, Deus bendito eternamente. Amém.
Romanos: 11. 25. Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado; 26. e assim todo o Israel será salvo, como está escrito: Virá de Sião o Libertador, e desviará de Jacóó as impiedades; 27. e este será o meu pacto com eles, quando eu tirar os seus pecados. 28. Quanto ao evangelho, eles na verdade, são inimigos por causa de vós; mas, quanto à eleição, amados por causa dos pais.
As Escrituras Sagradas do Pentateuco, um salmo e, provavelmente Jó

Salmos: 90. 1. Senhor, tu tens sido o nosso refúgio de geração em geração. 2. Antes que nascessem os montes, ou que tivesses formado a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade tu és Deus. 3. Tu reduzes o homem ao pó, e dizes: Voltai, filhos dos homens! 4. Porque mil anos aos teus olhos são como o dia de ontem que passou, e como uma vigília da noite. 5. Tu os levas como por uma torrente; são como um sono; de manhã são como a erva que cresce; 6. de manhã cresce e floresce; à tarde corta-se e seca. 7. Pois somos consumidos pela tua ira, e pelo teu furor somos conturbados. 8. Diante de ti puseste as nossas iniquidades, à luz do teu rosto os nossos pecados ocultos. 9. Pois todos os nossos dias vão passando na tua indignação; acabam-se os nossos anos como um suspiro. 10. A duração da nossa vida é de setenta anos; e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, a medida deles é canseira e enfado; pois passa rapidamente, e nós voamos. 11. Quem conhece o poder da tua ira? e a tua cólera, segundo o temor que te é devido? 12. Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios. 13. Volta-te para nós, Senhor! Até quando? Tem compaixão dos teus servos. 14. Sacia-nos de manhã com a tua benignidade, para que nos regozijemos e nos alegremos todos os nossos dias. 15. Alegra-nos pelos dias em que nos afligiste, e pelos anos em que vimos o mal. 16. Apareça a tua obra aos teus servos, e a tua glória sobre seus filhos. 17. Seja sobre nós a graça do Senhor, nosso Deus; e confirma sobre nós a obra das nossas mãos; sim, confirma a obra das nossas mãos.

O Legado de Moisés para a Humanidade

A legislação hebraica

Os valores judaicos
(Êx 20.1-17).

O Legado de Moisés para a Igreja

Seu exemplo de fé
Hebreus: 11. 23. Pela fé Moisés, logo ao nascer, foi escondido por seus pais durante três meses, porque viram que o menino era formoso; e não temeram o decreto do rei. 24. Pela fé Moisés, sendo já homem, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, 25. escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus do que ter por algum tempo o gozo do pecado, 26. tendo por maiores riquezas o opróbrio de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa. 27. Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como quem vê aquele que é invisível. 28. Pela fé celebrou a páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos não lhes tocasse.

Hebreus: 11. 1. Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.

Seu exemplo de liderança

Êxodo: 18. 13. No dia seguinte assentou-se Moisés para julgar o povo; e o povo estava em pé junto de Moisés desde a manhã até a tarde. 14. Vendo, pois, o sogro de Moisés tudo o que ele fazia ao povo, perguntou: Que é isto que tu fazes ao povo? por que te assentas só, permanecendo todo o povo junto de ti desde a manhã até a tarde? 15. Respondeu Moisés a seu sogro: É por que o povo vem a mim para consultar a Deus. 16. Quando eles têm alguma questão, vêm a mim; e eu julgo entre um e outro e lhes declaro os estatutos de Deus e as suas leis. 17. O sogro de Moisés, porém, lhe replicou: Não é bom o que fazes. 18. certamente desfalecerás, assim tu, como este povo que está contigo; porque isto te é pesado demais; tu só não o podes fazer. 19. Ouve agora a minha voz; eu te aconselharei, e seja Deus contigo: sê tu pelo povo diante de Deus, e leva tu as causas a Deus; 20. ensinar-lhes-ás os estatutos e as leis, e lhes mostrarás o caminho em que devem andar, e a obra que devem fazer. 21. Além disto, procurarás dentre todo o povo homens de capacidade, tementes a Deus, homens verazes, que aborreçam a avareza, e os porás sobre eles por chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinquenta e chefes de dez; 22. e julguem eles o povo em todo o tempo. Que a ti tragam toda causa grave, mas toda causa pequena eles mesmos a julguem; assim a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a levarão contigo. 23. Se isto fizeres, e Deus to mandar, poderás então subsistir; assim também todo este povo irá em paz para o seu lugar. 24. E Moisés deu ouvidos à voz de seu sogro, e fez tudo quanto este lhe dissera; 25. e escolheu Moisés homens capazes dentre todo o Israel, e os pôs por cabeças sobre o povo: chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinquenta e chefes de dez. 26. Estes, pois, julgaram o povo em todo o tempo; as causas graves eles as trouxeram a Moisés; mas toda causa pequena, julgaram-na eles mesmos. 27. Então despediu Moisés a seu sogro, o qual se foi para a sua terra.

Seu exemplo de paciência

Números: 12. 3. Ora, Moisés era homem muito manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra.
Gálatas: 5. 22. Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. 23. a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.
Filipenses: 1. 3. Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós,

Seu exemplo como intercessor

Salmos: 99. 6. Moisés e Arão entre os seus sacerdotes, e Samuel entre os que invocavam o seu nome, clamavam ao Senhor, e Ele os ouvia.

Seu exemplo de integridade

Hebreus: 11. 24. Pela fé Moisés, sendo já homem, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, 25. escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus do que ter por algum tempo o gozo do pecado, 26. Tendo por maiores riquezas o opróbrio de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa.

Seu exemplo de persistência

Hebreus: 11. 27. Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como quem vê aquele que é invisível. -

Seu exemplo de comunhão com Deus

Êxodo: 33. 11. E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo. Depois tornava Moisés ao arraial; mas o seu servidor, o mancebo Josuéé, filho de Num, não se apartava da tenda.

João: 15. 15. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer.